quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

acordes inversos

Outro dia assistindo a final do Concurso Nacional de Pagode do programa do Netinho de Paula no SBT., perebi uma coisa muito interessante.
Três grupos na final: Grupo Black Samba de Minas Gerais, Grupo Ki Pegada de São Paulo, e Grupo Amor Maior de Brasilia; e no juri além dos feras Prateado e Pelé e cia tinha Belo, Reinaldo entre outros.
Tudo seguia bem até uma musica levantar uma polêmica!
A musica da final escolhida pelo grupo Ki pegada tinha um trecho que dizia: " Pra sambar... Eu Faltava na escola...".
Isso provocou um debate entre o Principe Reinaldo e o Mestre Prateado sobre o que acontece muito na vida real: muitos garotos largando a escola não por apostar no samba, no futebol ou em outras escolhas e alcançam o sucesso. É mas as vezes, quase sempre, quem ganha é a banca!
Longe de debater esse tema (pois todos sabemos aonde vamos chegar) quero levantar uma outra questão: o poder que a musica tem de nos fazer refletir sobre qualquer assunto que está a nossa volta e não damos a minima importância até tocarmos no assunto!
Infelizmente, isso é o que menos interessa para as gravadoras pois o que elas realmente almejam é o lucro de uma musica comercial e barata que não nos leva a refletir em nada por ser pobre em argumento de qualquer coisa! ou você já viu alguem comentar a poesia de um Mc Serginho ou uma Mulher Melancia?
O que mais me entristece é ver que essa musica comercial vem ganhando cada vez mais espaço na midia tomando o lugar das verdadeiras obras de arte, construidas em versos e melodias e que só serão reconhecidas depois que enjoarmos da mesmice que há por ai e buscarmos algo que realmente agrade nossos ouvidos e nossa mente!

Um comentário:

  1. Gostaria de convidá-lo a conhecer meu trabalho através do blog Ecos em www.ecosdotelecoteco.blogspot.com . Sucesso com o blog ai..Abração

    ResponderExcluir