domingo, 12 de fevereiro de 2012

Algemado ao Coração?


Certamente você já viu um cachorro correndo atrás de alguns carros, motoboys, carteiros, e até mesmo testemunhas de JEOVÁ certo?


Já reparou que após correr alguns metros, ele para e volta com uma cara de: Credo, já acabou?... Durou tão pouquinho... Acabou a graça! Ainda por cima, me deu sede...?

É mais ou menos assim que acontece com aquele que vive pelas EMOÇÕES do coração!

Por vezes a Bíblia define o coração como símbolo da vontade humana (alma). Ora citado como habitação da Presença de Deus dentro do ser humano (Hebreus 8.10), ora é citado como enganoso e desesperadamente corrupto (Jeremias 17.9). Como pode ter ele, duas características totalmente opostas?

O coração na verdade é como um grande depósito! Se guardo nele emoções, desejos ou sonhos que são vãos e passageiros, e passo a viver tendo elas como base para realizações, certamente esse se tornará desesperadamente corrupto e enganoso. Minhas conquistas serão como correr atrás do vento (Eclesiastes 2.10 ), e eu, com certeza como o cão que corre atrás do carro!

E Deus? Será que ele tem coração?

"(...) já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu CORAÇÃO e já lhe tem ordenado o Senhor que seja chefe sobre o seu povo porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou". Samuel 13.14

Esse homem escolhido segundo o CORAÇÃO (vontade) de Deus, era Davi. Homem que tinha o seu coração alinhado com o coração de Deus! (referencia).

Quando a VONTADE de Davi era fazer a VONTADE de Deus, ele usava sua MENTE para executa- lá e era abençoado por Ele. Mas por muitas vezes errou quando usou sua MENTE em favor da sua própria VONTADE! Em seus SALMOS podemos ver o que saia do seu coração: Ora alegrava-se pela vitória, ora entristecido pela perseguição!

O coração é INCONSTANTE! Talvez ai esteja a razão de o Espírito Santo fazer morada em nossos corações, mas comunicar-se conosco em espírito ou seja através da nossa MENTE (Joao 4.24)! De Espirito, para espírito.

Interessante também é que a MENTE se submete e executa aquilo que pede o seu senhor. Nós colhemos a conseqüência de quem devemos submissão.

Se ouvimos a voz do Espírito à nossa mente, a VOZ DA FÉ, sua direção é infalível. Mas se obedecemos cegamente a voz do coração com certeza pagaremos um alto preço ou terminaremos correndo atrás de carros, motoqueiros ou testemunhas de JEOVÁ!

Um comentário:

  1. É.. PURA VERDADE..
    EU NÃO QUERO CORRER ATRAS DE TESTEMUNHAS DE JEOVÁ!! RSRS

    NEM VIVER REFÉM DA MINHA VONTADE!

    SEMPRE NA FÉ!

    ResponderExcluir